Processos Gado

Como escolher a melhor genética para o seu rebanho?

1ª PASSO

SISTEMA DE PRODUÇÃO

Primeiro é preciso entender o seu sistema de produção. Reconhecer e respeitar os limites ambientais da sua área oferece uma grande oportunidade de melhorar os ganhos, ao escolher a genética que se adapte melhor à sua situação.

2ª PASSO

OBJETIVO

Ao identificar de forma objetiva as áreas a serem aprimoradas no seu rebanho, podemos com precisão buscar o tipo de reprodutor que melhor atenda às suas necessidades.

Na tabela, formulada pela Cia do Melhoramento, encontra-se recomendações para o reprodutor ideal baseada na consideração do índice mais apropriado, do biótipo ideal e das características reprodutivas importantes.

Fonte: Ferramentas de Seleção – Cia de Melhoramentos (sinnapse.com)

Como é feito o processo de seleção?

  1. ACASALAMENTO DIRIGIDO

Faz-se uma análise genética das matrizes que permite ao criador conhecer detalhadamente cada uma delas, identificando seus pontos fortes e fracos. Esse nível de compreensão viabiliza a seleção eficaz das matrizes e o planejamento adequado das próximas gerações por meio do acasalamento genético.

Posteriormente, a Companhia de Melhoramento realiza a simulação de acasalamento entre reprodutores comprovados, com caracteristicas já análisadas, e cada uma das matrizes avaliadas, oferecendo um suporte mais robusto para as decisões de acasalamento.

  1. DESMAME

Os animais são desmamados entre 4 e 7 meses, sendo então agrupados em um conjunto contemporâneo e avaliados quanto ao peso no desmame, conformação, precocidade, musculosidade, umbigo e aspectos morfológicos desclassificantes (Aprumo, Composição racial, desvio de chanfro, problemas de boca, hipoplasia testicular, despigmentação, gemelare doente).

  1. SOBREANO

Posteriormente, entre 340 e 670 dias de vida, os animais passam por uma avaliação de sobreano, na qual são analisados o ganho de peso, a conformação, a precocidade, a musculatura, o perímetro escrotal, o temperamento, o umbigo e aspectos morfológicos desclassificantes.

  1. REVISÃO FINAL

Indivíduos geneticamente superiores e aspectos morfológicos desclassificantes são escolhidos para uma avaliação final, na qual são minuciosamente analisados em termos de raça, aprumo e harmonia.

  1. ANIMAIS CERTIFICADOS CIA

Concluída a avaliação genética da safra, os animais que se destacam como os melhores da população avaliada (TOP 20%) em relação a um conjunto de características produtivas e funcionais, organizadas matematicamente como Índice  de Seleção (ICIAgen), passam por um crivo genético, inspeção funcional e padrão racial. Após atenderem a esses critérios, os animais recebem o CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção), um documento que atesta a superioridade genética desses indivíduos. Este certificado é concedido de forma meritocrática aos melhores indivíduos de cada safra e oferece benefícios como isenção fiscal na comercialização (ICMS) e habilitação para financiamento público ou privado.

Fonte: Galeria pessoal